O Score é uma metodologia que a GeekHunter desenvolveu para conseguir avaliar os candidatos e verificar se existe demanda de vagas em nossa plataforma para o perfil específico daquele candidato, ou seja, garantir que o candidato aprovado seja qualificado e receberá convites para processos seletivos.


Existem alguns fatores que são considerados no cálculo dessa pontuação:

- Educação

- Experiências

- Desempenho nos testes de programação

- Demanda do mercado

- Outros 


Para entender melhor como esse cálculo é feito, vamos detalhar um pouco cada um desses tópicos.


Educação

Nesse critério será considerado se o candidato tem formação em alguma área relacionada à profissão de desenvolvedor e qual universidade o mesmo frequentou.


Experiências

Nesse critério serão consideradas todas as experiências do candidato atuando dentro de seu foco de carreira. Dessa forma, é possível que exista uma correção na pontuação gerada para esse quesito caso o candidato tenha muitas experiências que não sejam relacionadas à sua área de atuação.


Exemplo:

Um desenvolvedor front-end que atuou 5 anos como designer. Essa experiência é válida para sua área de atuação, porém deverá ter um peso menor, pois ele terá menos tempo de experiência que um desenvolvedor front-end que atuou os mesmos 5 anos na área.


Desempenho nos testes técnicos

Esse é o critério com maior peso no score, pois essa é nossa principal maneira de avaliar a base técnica e a capacidade lógica de programação de nossos candidatos. 

Cada candidato receberá 3 testes de programação para realizar (com exceção dos candidatos com foco de carreira Product Manager):

- 1 teste de múltipla escolha composto por 15 questões que tem como objetivo avaliar a capacidade lógica do candidato. Este teste contém questões que apresentam estruturas básicas de diversos tipos de linguagens de programação. Espera-se que candidatos capacitados consigam responder questões que envolvam estruturas básicas dessas linguagens.

- 2 testes de programação que conterão questões de programação que poderão ser resolvidas em diversas linguagens de programação. O candidato deverá selecionar a linguagem que prefere programar para resolver o teste e poderá mudar durante o teste, caso tenha interesse.

Todos os testes são realizados na língua inglesa, pois acreditamos que  bons programadores precisam dominar essa língua ou pelo menos ter a capacidade de entender e consumir conteúdo em inglês.


Pontuação: Cada teste poderá valer até 25 pontos no máximo. A contribuição máxima dos testes no score é de até 75 pontos

Caso você tenha realizado mais de 3 testes, serão considerados apenas os 3 testes de melhor desempenho. (no caso do PM, será um teste com peso maior)


Demanda do mercado

Esse critério tem como objetivo avaliar se o perfil do candidato está alinhado com as vagas que temos disponíveis na GeekHunter. O candidato que tiver um perfil que está em alta receberá um bônus de score.

Esse cálculo é dinâmico e interno da GeekHunter para avaliar se existem oportunidades suficientes para um determinado perfil de candidato.

Alguns fatores que serão levados em consideração nesse cálculo interno são:

- Demanda para o foco de carreira do candidato

- Demanda para as cidades que o candidato tem interesse em trabalhar

- Demanda para as tecnologias que o candidato domina



Outros


Esse critério irá contemplar alguns bônus que os candidatos podem obter caso alcancem alguns objetivos ou atendam alguns requisitos.

Nesse sentido o candidato poderá ganhar os seguintes bônus:

- Bônus por completar o perfil (15 pontos)

- Bônus por adicionar vídeo de apresentação (30 pontos)

No caso do bônus do vídeo, o candidato só receberá se já tiver aprovado na plataforma.


Cálculo

O score do candidato será a soma de todas as pontuações obtidas em cada critério.